Venha conhecer o Guaraú!
Um dos lugares mais preservados do litoral de São Paulo une rio, mar, montanhas, trilhas e cachoeiras.
É um paraíso ecológico e ótima opção para quem quer estar bem perto da natureza e descansar poucos quilômetros da capital paulista.
Um de seus atrativos principais é o encontro do rio com o mar. O acesso é fácil e permitido para todos, sendo de carro ou com ônibus municipal. Possui serviços como aluguel de caiaques, pranchas e marinas, além de restaurantes e pousadas de ótima qualidade bem próximos da praia. Essas combinações fazem do Guaraú um dos lugares mais visitados em Peruíbe durante a temporada de verão.
Lá, os visitantes são recebidos por tartarugas marinhas e cardumes de peixes multicoloridos. Tudo isso, com um mar de águas translúcidas e uma ilha deserta. A ilhota só é acessada de barco, saindo do Rio Guaraú. Empresas locais vendem passeios com duração de aproximadamente 40 minutos, em que o barco parte do rio, passa pela Ilha de mesmo nome, dá uma pequena parada na Praia do Arpoador e segue até Barra do Una.
Entre as atrações da ilha está a praia do Arpoador. O paraíso natural conta com duas cachoeiras, que se misturam com o oceano. O percurso até o local é feito por uma trilha, que no caminho oferece aos visitantes uma vista incrível deste encontro das águas, chamado de Boca da Barra.
Outro ponto turístico que os visitantes não podem perder é a Cachoeira do Paraíso, próxima a Barra do Una. A grande atração do local é a enorme pedra que se transforma num toboágua natural. Já para os amantes da cultura caiçara, a dica é o passeio pelo Rio Guaraú. Lá podem conhecer a história da região e apreciarem construções seculares, que ainda estão preservadas.
A diversidade de atrações é enorme. Passeios de escuna, lancha, catamarãs e caiaques atraem os visitantes à região. Apesar do mar calmo, em alguns dias, ainda é possível praticar surfe e outros esportes aquáticos.Em frente à praia de Guaraú fica a Ilha de mesmo nome, que é considerada um dos locais mais preservados do litoral de São Paulo.